INSTITUTO DE FÍSICA - UFAL

INSTITUTO DE FÍSICA - UFAL
Conheçam um pouco mais sobre o IF e grupos de pesquisa clicando na imagem acima!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Eventos

EaD é destaque em mesa redonda no I CAIITE Alagoas.
Aluna do Curso de Física na modalidade a distância defende TCC e é aprovada em seleção de mestrado.
Formado em física na modalidade a distância defende dissertação de mestrado no PPGECIM-UFAL
Física forma dois novos professores na modalidade a distância.
Física na modalidade a distância forma seu primeiro professor.



Contato Representação Estudantil Ufal




Contato
Fechar janela



Equipe 





Histórico da Representação Estudantil 


A Representação Estudantil foi criada em 2009 e nasceu da necessidade de jovens construírem sua participação na política estudantil, que contribuirá para sua identificação de necessidades junto aos processos de formação, auxiliando a qualificá-los através de uma participação ativa junto aos segmentos das diversas instâncias da instituição educativa, tendo como meta a formação alicerçada em valores sólidos.
Aqui você pode verificar a lei que regulamenta as representações estudantis.



Quem Somos 

A Representação Estudantil é a entidade estudantil que representa os alunos dentro da universidade, defendendo os interesses dos estudantes. A RE discute o currículo acadêmico, organiza atividades culturais, encaminha reivindicações dos estudantes, entre outras atividades.
Composto por alunos dos cursos de graduação, a RE é escolhida de forma democrática, por meio de eleição realizada junto aos alunos da Instituição.

domingo, 28 de abril de 2013


Mestrando da Ufal desenvolve quadrinhos para o ensino da Física 




O mestrando de Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rodrigo Medeiros, criou personagens, roteiro e confeccionou uma história em quadrinhos (HQ) para ministrar suas aulas e como produto final da sua pesquisa de mestrado. O trabalho foi orientado pelo professor Kleber Serra, do Instituto de Física (IF) e será apresentado no próximo dia 27 de março.

Professor do ensino médio desde 1999, Rodrigo sempre encontrou dificuldade em despertar o interesse dos alunos para a Física. A indisposição dos alunos para leitura de textos longos e o teor abstrato da disciplina, em seus métodos tradicionais de ensino, colaboravam para a má aprendizagem e o baixo rendimento de parte dos estudantes. Em busca de uma saída para essa realidade, o mestrando desenvolveu a história em quadrinhos como forma de ganhar a atenção de seu público.

O HQ "Prof. Robisten e uma aula de Física Moderna" é o primeiro trabalho criado nesse gênero por Rodrigo. A publicação possui fórmulas, o modo de fazê-las e traz explicações lúdicas sobre a disciplina.


Conforme Rodrigo, nestes quadrinhos foi abordada a Relatividade Restrita, tema que na maior parte das vezes é deixado fora do conteúdo programático das escolas. "Isso é um protótipo para um projeto. O tema [relatividade] praticamente não é visto na escola, que é a ciência desenvolvida a partir do Século 19", justificou o autor.

No desenvolvimento da pesquisa ficou constatado que outros autores já vinham utilizando o método de forma positiva. "As HQs são facilmente absorvidas pelas crianças e adolescentes, dificilmente um jovem não se sentiria curioso por uma história em quadrinhos, logo esse recurso pedagógico seria o ponto de identificação, o canal de ligação entre o que o professor quer ensinar e os que vão aprender”, defendeu.

Aplicação em sala de aula


Para testar a eficiência dos quadrinhos, Rodrigo utilizou o material em três turmas do ensino médio. Ele inicialmente pediu para que os alunos lessem a HQ e a utilizou por três aulas seguidas. "O resultado foi bem interessante. Fizemos um questionário para avaliar o contato destes alunos com a Física e outro, após a leitura do material, no qual perguntamos se os quadrinhos chamavam a atenção deles e a qualidade da aula desenvolvida a partir dos quadrinhos”, detalhou.

Os alunos responderam positivamente ao novo método de ensino, demonstrando interesse no método. "Dificilmente algum aluno pega um livro de Física para ler. Mas com os quadrinhos, se ele começa, não para mais, fica curioso com o andamento da história", disse o professor.


Após essas atividades, Rodrigo propôs aos alunos que fizessem seus próprios quadrinhos e todos aderiram à ideia de forma voluntária. Analisando as HQs produzidas, notamos que mais de 80% dos estudantes criaram suas histórias, a partir de uma revisão dos assuntos já abordados na disciplina. “A participação dos alunos durante as apresentações foi bem efetiva, pois eles interagiam entre si, perguntando ou fazendo colocações, muitas vezes pertinentes, sobre os quadrinhos apresentados”, compartilhou.

Fonte: Gazetaweb

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Avaliação do curso de Física

Olá pessoal! Estou entrando em contato para reforçar a importância da reunião com os avaliadores do MEC na segunda às 19h no polo Maceió. E aí, você vai? Olha, é extremamente importante a sua presença nesse encontro.
Por favor, informe sim ou não » Aqui «
Vejam a postagem do professor Kleber.


Obrigado!
Att: JB Santos - Representação estudantil.

sábado, 6 de abril de 2013


EaD é destaque em mesa redonda no I CAIITE Alagoas. 


Por: JB Santos
No dia 27 (abril de 2013) a Educação a Distância foi destaque em mesa redonda no I Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Com dia dedicado integralmente, os alunos da EaD/Física-Ufal discutiram os rumos da EaD em Alagoas e a formação de professores nessa área.


(Alunos do Curso de Licenciatura em Física modalidade EaD da Ufal com os palestrantes Profº. Dr. Kleber Serra IF/UFAL e Profº. Dr. Wagner Ferreira IF/UFAL).

O Profº. Dr. Kleber enfocou a Formação do professor pesquisador para docência em física na educação básica. Debate também se estendeu para a valorização da profissão docente e teve participação maciça dos alunos.


(JB Santos - (Representante estudantil) - Profº. Dr. Wagner Ferreira IF/UFAL - Paulo de Oliveira Santos (Vive-representante estudantil).

Os trabalhos foram conduzidos pelo Profº. Dr. Wagner que destacou a importância de priorizar os aspectos qualitativos e não quantitativos da atual demanda na oferta de vagas para formação de professores na modalidade EaD.